Ao navegar nos sites e aplicativo e fazer uso dos serviços do Grupo Meta X1 /Aze, inúmeras informações e dados pessoais são confiados à empresa. E por saber da importância de garantir a privacidade e proteger os Dados dos usuários, o Grupo Meta X1 /Aze elaborou esta Política para detalhar como esses Dados são utilizados e para quais finalidades.

1. INTRODUÇÃO

2. A QUEM ESSA POLÍTICA SE APLICA?

3. CONCEITOS IMPORTANTES

4. QUAIS DADOS PESSOAIS A AZE COLETA E PARA QUE?

5. BASES LEGAIS PARA O TRATAMENTO

6. TÉRMINO DO TRATAMENTO DE DADOS

7. COM QUEM OS SEUS DADOS PESSOAIS PODEM SER COMPARTILHADOS

8. COOKIES

9. TRANSFERÊNCIAS DE DADOS PESSOAIS PARA FORA DO BRASIL

10. COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS

11. SEUS DIREITOS E RESPONSABILIDADES

12. COMO FALAR COM A GENTE SOBRE SEUS DADOS PESSOAIS

13. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. INTRODUÇÃO

Ao navegar nos sites e aplicativo da Aze e fazer uso dos serviços, dados pessoais são confiados à Aze. Sabendo da importância de garantir a privacidade e proteger os Dados dos Usuários, a Aze elaborou esta Política para detalhar como esses Dados são utilizados e para quais finalidades.

Os Dados Pessoais dos usuários dos serviços e produtos da Aze são importantes e devem ser mantidos em segurança, motivo pelo qual os melhores esforços são empregados para que os Dados estejam protegidos e sejam tratados da maneira adequada, em conformidade com a legislação de proteção de dados do Brasil, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal nº 13.709/18 – “LGPD”).

  1. A QUEM ESSA POLÍTICA SE APLICA?

Essa Política se aplica a todos os Passageiros, Clientes Entrega, Motoristas Parceiros, Entregadores, Donos das Frotas, Promoters, visitantes do site e do aplicativo da Aze e demais Usuários.

  1. CONCEITOS IMPORTANTES

Abaixo estão algumas definições úteis para descomplicar a leitura desta Política:

“Dado Pessoal”: Dados relacionados a uma pessoa física que permitem identificar essa pessoa, direta ou indiretamente. Por exemplo, nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.

“Dado Pessoal Sensível”: É o Dado Pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.

Nesta Política, Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis, em conjunto, serão denominados “Dados” ou “Dados Pessoais”.

“Aze”: Aze Tecnologia Ltda. (“Aze”), inscrita no CNPJ/MEI sob o nº 29.337.077/001-33, com sede na Rua Luiz Martins Teixeira. 310, Jardim, Barbacena – MG, CEP: 36200-394, Estado de Minas Gerais.

“LGPD”: É a Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/2018.

“Controlador”: É a pessoa que decide sobre o tratamento de Dados Pessoais. Nesse caso, quando você acessa ou se cadastra na plataforma da Aze ou utiliza nossos serviços, a Aze é a controladora do tratamento dos seus dados pessoais.

“Passageiro”: Qualquer pessoa que utilize os serviços da Aze na qualidade de passageiro.

“Cliente Entrega”: Qualquer pessoa que solicite o serviço de entrega de encomendas/objetos (como remetente) ou receber alguma encomenda/ objeto (como destinatário).

“Entregador Parceiro”: É o Parceiro que oferece os serviços de entrega de encomendas/objetos.

“Motorista Parceiro”: É o motorista de táxi devidamente regularizado ou o motorista prestador do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros que utiliza os serviços da Aze.

“Dono da Frota”: Pessoa física ou jurídica que detém veículos próprios e os aluga, arrenda ou disponibiliza de forma diversa por meio do Aze para Motoristas Parceiros.

“Promoter”: Pessoa jurídica que atua como um facilitador no processo de cadastro de novos motoristas parceiros na plataforma da Aze.

“Política”: É esta Política de Privacidade.

“Titular”: É a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.

“Tratamento”: É toda forma de uso que a Aze pode fazer dos Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.

“Usuários” ou “Você”: Qualquer pessoa que utilize os serviços da Aze.

  1. QUAIS DADOS PESSOAIS A AZE COLETA E PARA QUÊ?

Os tipos e a forma de tratamento de Dados Pessoais dependem de como o titular se relaciona com a Aze. Os Dados utilizados serão diferentes caso o titular seja um Motorista Parceiro, um Entregador Parceiro, um passageiro do Aplicativo ou apenas um visitante nos sites.

A Aze, com o objetivo de dar transparência a Você, detalha abaixo situações nas quais poderá tratar Dados:

4.1. Visitantes do site

Ao interagir com os sites da Aze, alguns Dados Pessoais poderão ser tratados da seguinte forma:

Finalidades de TratamentoTipos de Dados Pessoais Tratados
Acesso ao websitee personalização de conteúdoDados de navegação: número de IP, data, hora e duração de acesso.
Pré-cadastro via siteNome, endereço, nº de celular e e-mail.
Cookies necessários e analíticos: registrar o IP, data e hora de acesso; ativar funcionalidades essenciais; e entender o seu comportamento de navegação e como os sites estão sendo usadosDados de navegação: IP, data, hora de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, duração do acesso e páginas acessadas.Dados sobre o dispositivo de acesso: modelo, fabricante, sistema operacional, tipo de navegador e tipo de velocidade da conexão.

Para proporcionar uma boa experiência aos visitantes do site e melhorar nossos Serviços, utilizamos Cookies, que são arquivos de texto armazenados no seu navegador, celular ou outro dispositivo. Eles nos permitem oferecer a você uma experiência de acesso personalizada e nos ajudam a analisar onde você navega na Internet, para que possamos aprimorar a estrutura de nossos sites, melhorar desempenho e personalizar conteúdo.

Lembramos que você pode gerenciar, e até mesmo desabilitar, os cookies nas configurações do seu navegador. No entanto, como alguns deles são necessários para o correto funcionamento do site, ao desabilitar todos os cookies pode ser que você não consiga acessar integralmente todas as funcionalidades oferecidas em nosso site.

Para mais informações, confira a seção “Cookies” abaixo.

4.2. Passageiros e Clientes Entrega

Caso Você seja um Passageiro ou cliente que solicita o serviço de entrega de objetos/encomendas como remetente ou destinatário, além da forma de utilização descrita no item 4.1., no que for aplicável, os seus Dados Pessoais poderão ser tratados da seguinte forma:

Finalidades de TratamentoTipos de Dados Pessoais Tratados
Cadastro na plataformaNome, nº de telefone, foto pessoal, (se optar por inserir uma foto), e-mail.
Uso dos aplicativos, serviços, realização de viagens, pedidos e oferta de serviços e produtos, seja em primeiro e/ou em segundo planoDocumento de identificação (CPF ou RG), dados de cartão de crédito (se optar por essa forma de pagamento), endereço, posição geográfica, duração da viagem, locais habituais de embarque e desembarque, histórico de corridas e solicitações, as avaliações feitas sobre serviços do grupo Meta X1/ Aze, as comunicações realizadas através dos aplicativos e outros canais de atendimento, Advertising Identifier , transações financeiras, formas de pagamento, valores do serviço, endereço IP, navegador utilizado, SSID e forças do sinal das redes sem fio e da operadora móvel, imagem, voz, tipo e marca do aparelho celular, identificadores de dispositivos móveis, sistema operacional, informações sobre rede, provedor de conexão à Internet utilizado e configuração dos dispositivos.
Outras tecnologias de rastreamento para fins de marketing e advertisingIDFA (identifier for advertisers), AAID (Android Advertising ID) e GAID (Google Advertising ID).
Uso de funcionalidades específicasLista de contatos, câmera, álbum de fotos e microfone do dispositivo de telefonia móvel.
Preservar a segurança e o conforto das viagens, entregas e demais serviçosDados de viagem, nome do Passageiro, foto de perfil (pode ser incluída opcionalmente no perfil do aplicativo e poderá ser compartilhada com o Motorista Parceiro ao solicitar uma corrida), nº de telefone, trajeto, imagens e voz de dentro do veículo (em alguns casos).
Autenticar o usuário, gerar segurança e evitar fraudesNome completo, nº de telefone, documento de identificação (CPF ou RG), dados biométricos e aplicativos instalados.
Realizar operações de pagamentosNome completo, valor da corrida, dados financeiros e, quando aplicável, contatos.
Enviar comunicações operacionais e de marketingNome, e-mail e nº de telefone (inclusive para comunicações via WhatsApp).
Realizar detecção facial para segurança e validação de identidadeFoto e, em alguns casos, biometria.Para mais informações, confira a seção“Detecção Facial” dessa Política.
Fornecer o serviço de entrega (apenas para ClientesEntrega)Dados dos destinatários, como nome, telefone e endereço.
Chamar corridas por WhatsApp – Verificar a existência de conta na Aze (apenas para Passageiros)Número de telefone.
Chamar corridas por WhatsApp – Realização da Corrida (apenas para Passageiros)Conversa com o chatbot, nome registrado no WhatsApp Inc., dados de localização, destino e demais detalhes da sua viagem, como nome do motorista parceiro e detalhes do carro. Obs.: Os dados específicos da viagem serão disponibilizados em uma página externa e segura da Aze. São eles: nome, foto de identificação e detalhes do carro do motorista parceiro, além do trajeto percorrido pelo motorista parceiro até o ponto de embarque. Para saber mais sobre o tratamento de dados nessa funcionalidade, confira a seção “Chamando Corridas por WhatsApp” abaixo.
Validar informações para fins de segurança (apenas para Passageiros)Número de CPF, data de aniversário e dados do cartão de crédito (validação de CPF e cartão); nome completo e número do CPF (validação de nome); foto de perfil (validação da foto de perfil).
Visualização de informações do Passageiro pelo Motorista Parceiro para fins de segurança (apenas para Passageiros)Foto de perfil (disponível no período entre ”cheguei no embarque” e “iniciar a corrida”, no restante do tempo a foto fica borrada), número de corridas realizadas pelo Passageiro, número de avaliações somente positivas que o Passageiro obteve (apenas as tags pré-definidas/fixadas para avaliação, não eventuais comentários feitos), selo de verificação (Essencial ou Premium) e validações pelas quais o Passageiro passou.

Também poderemos realizar o tratamento de Dados Pessoais para outras finalidades, como, por exemplo, para validar a identidade dos usuários, personalizar a experiência, gerar análises e relatórios estatísticos, indicação de novos usuários, realizar pesquisas e análises científicas, manter o bom funcionamento e aprimorar as funcionalidades das plataformas, oferecer descontos e realizar campanhas promocionais, e compor o preço dos serviços.

Sempre que possível, serão utilizados dados anonimizados ou pseudonimizados para executar essas finalidades.

Caso o Usuário não forneça informações essenciais ao funcionamento dos Aplicativos ou ao fornecimento dos serviços, ficará impossibilitado de utilizá-los.

A Aze esclarece que o Usuário poderá gerenciar o uso de certos dados e habilitar ou desabilitar certas funcionalidades ao seu exclusivo critério, de acordo com a descrição abaixo. A depender da forma como o titular gerenciar o uso de certos dados, algumas funcionalidades não estarão mais disponíveis. Assim, caso o titular não forneça qualquer das informações solicitadas, a Aze não poderá garantir a qualidade e precisão dos aplicativos e dos serviços.

CONFIGURAÇÕES PERSONALIZADASAtravés do próprio dispositivo e do aplicativo, o Usuário pode:(i) Gerenciar o envio de notificações por meio de SMS, e-mail e push;(ii) Gerenciar as permissões de sistema como acesso à Câmera, ao Álbum de Fotos, aos Contatos e ao Microfone do dispositivo de telefonia móvel;(iii) Permitir que o aplicativo acesse a localização em tempo integral, de modo que os Dados de localização possam ser coletados a todo o momento, em segundo plano, sem precisar abrir o aplicativo. Esta modalidade é a mais recomendada, pois possibilita a prestação do serviço de forma dinâmica e o aprimoramento dos aplicativos e serviços da Aze;(iv) Permitir que o aplicativo acesse a localização apenas durante o uso, ou seja, os Dados só serão coletados quando o aplicativo estiver aberto. Esta modalidade viabiliza que o titular possa solicitar corridas e entregas sem que seja necessário digitar o endereço, acompanhar o status da sua viagem ou entrega, dentre outras funcionalidades;(v) Negar acesso a localização, de modo que a Aze não será capaz de acessar os Dados de localização e, consequentemente, não poderá prover diversas funcionalidades que dependem destas informações. Para Motoristas Parceiros e Entregadores, é necessário que os Dados de localização estejam sempre habilitados, uma vez que eles são essenciais para o funcionamento do serviço.

4.3. Parceiros (Motoristas Parceiros e Entregadores Parceiros)

Caso Você seja um Motorista Parceiro ou Entregador Parceiro, além da forma de utilização descrita nos itens acima, naquilo que for aplicável, os seus Dados Pessoais poderão ser tratados de acordo com a descrição abaixo:

Finalidades de TratamentoTipos de Dados Pessoais Tratados
Criação de cadastro, processo de validação de segurança e prevenção à fraudeNome, foto pessoal, sexo, data de nascimento, cidade, nº de telefone, código de verificação, CPF, CNH, categoria selecionada, CRLV, RENAVAM, placa, se tem carro ou não, se é ele quem vai dirigir ou não, antecedentes criminais, dados de pagamento e da conta bancária.
Uso dos aplicativos, serviços, realização de viagens, pedidos e oferta de serviços e produtos, seja em primeiro e/ou em segundo planoPosição geográfica, duração da viagem, histórico de corridas e solicitações, as avaliações feitas sobre serviços do grupo Meta X1/ Aze, as comunicações realizadas através dos aplicativos e outros canais de atendimento, transações financeiras, formas de pagamento, valores do serviço, endereço IP, navegador utilizado, SSID e forças do sinal das redes sem fio e da operadora móvel, imagem, voz, tipo e marca do aparelho celular, identificadores de dispositivos móveis, sistema operacional, informações sobre rede, provedor de conexão à Internet utilizado e configuração dos dispositivos.
Uso de funcionalidades específicasLista de contatos, câmera, álbum de fotos e microfone do dispositivo de telefonia móvel.
Outras tecnologias de rastreamento para fins de marketing e advertisingIDFA (identifier for advertisers), AAID (Android Advertising ID) e GAID (Google Advertising ID).
Enviar comunicações operacionais e de marketingDados cadastrais, nome, e-mail, nº de telefone (inclusive para comunicações via WhatsApp).
Preservar a segurança e o conforto das viagens, entregas e demais serviçosDados de viagem, nome do Motorista Parceiro, antecedentes criminais, nº de telefone, trajeto, imagens e voz de dentro do veículo (em alguns casos).
Preservar a segurança e prevenção à fraudeFotografia da face para reconhecimento facial (para todos os Parceiros) e foto do rosto para o perfil do aplicativo, que poderá ser mostrada ao Passageiro ao solicitar uma corrida (apenas para Motoristas Parceiros).Para saber mais sobre o tratamento de dados para reconhecimento facial, confira a seção “Reconhecimento Facial” abaixo.
Efetivar pagamento pelas corridas e entregasNome completo, valor da corrida e dados financeiros.
Viabilizar o oferecimento de crédito por bancos parceirosDados cadastrais, scores de crédito e ganhos recebidos pela prestação de serviços.
Viabilizar o oferecimento de benefícios por locadoras parceirasDados cadastrais e ganhos recebidos pela prestação de serviços.
Cadastro no sistema de frotas realizado pelo Dono da FrotaNome, CPF, CNPJ, e-mail, nº de telefone, gênero.Para mais informações sobre os Donos da Frota, confira a Seção 4.4.1 dessa Política.
Contratação de apólices de seguro para acidentes pessoais de passageiros e comunicação de acidentes (apenas para Motoristas e Entregadores Parceiros)Nome completo, CPF, data de nascimento, nº telefone, contato de confiança, e-mail, endereço, boletim de ocorrência, notas fiscais de despesas de reembolso, dados da corrida com endereço, data e horário, média de ganhos dos últimos três meses.
Operações de entrega envolvendo empresas (apenas para EntregadoresParceiros)Dados Pessoais de representantes de empresas envolvidas nas operações de entrega, como nome do responsável, nome da empresa, e-mail corporativo, telefone, CNPJ, CEP, Estado, UF, Cidade e endereço.
Fornecimento do recurso AzeAbastece (apenas para Motoristas Parceiros)Dados de geolocalização em tempo real.

Também poderemos tratar os Dados Pessoais para outras finalidades como, por exemplo, analisar, aprovar e autenticar o cadastro e a criação de contas dos Parceiros, personalizar a experiência, gerar análises e relatórios estatísticos, realizar pesquisas e análises científicas, manter o bom funcionamento e aprimorar as funcionalidades das plataformas, detectar e impedir o uso de aplicativos e programas proibidos para propósitos fraudulentos, desenvolver novos produtos, serviços, parcerias e funcionalidades, oferecer descontos, desenvolver análises antifraude e de segurança, emitir e desbloquear o Cartão Aze, cumprir normas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (KYC) e outros crimes financeiros, realizar campanhas promocionais, compor o preço dos serviços, ofertar canais de atendimento aos parceiros e indicação de novos Motoristas Parceiros.

Sempre que possível, serão utilizados dados anonimizados ou pseudonimizados para executar essas finalidades.

4.5. Promoter Tool

O Promoter Tool é uma ferramenta por meio da qual o Promoter atua como um facilitador no processo de cadastro de novos Motoristas Parceiros na plataforma da Aze.

O Promoter tem acesso às campanhas disponibilizadas no Promoter Tool e pode convidar pessoas a se tornarem novos Motoristas Parceiros através do envio do link para cadastro no aplicativo da Aze, em troca de recompensas. Esse cadastro deve ser realizado pelo próprio Motorista Parceiro.

O Promoter poderá acessar alguns dados dos Motoristas Parceiros para prestar auxílio, caso haja algum problema ou dúvida no decorrer do processo de cadastro, bem como incentivar a realização de corridas, tais como: nome, telefone, foto de perfil, CPF, gênero, nº da CNH e foto do CRLV.

Além disso, para que o Promoter faça a gestão de recompensas recebidas e melhorias em sua performance, também poderá acessar alguns Dados referentes às corridas realizadas pelos Motoristas Parceiros indicados, como quantidade de corridas, data e hora, cidade e categoria do carro.

O Tratamento de Dados Pessoais de Motoristas Parceiros realizado pela Aze no contexto do Promoter Tool será exatamente o mesmo do item 4.3, inclusive no que diz respeito ao processo de verificação e validação de identidade, atendendo às exigências da legislação aplicável.

4.5.1. Promoter

Caso Você seja um Promoter (disponível apenas para pessoas jurídicas), além da forma de utilização descrita no item 4.1, quando aplicável, os Dados Pessoais também poderão ser tratados da seguinte forma:

Finalidades de TratamentoTipos de Dados Pessoais Tratados
Criação de cadastroNome, CNPJ, nº de telefone, cidade.
Background check (para criação de cadastro)CNPJ, situação cadastral do CNPJ na Receita Federal, entidades relacionadas, certidões, processos e informações de sócios.
Recebimento e pagamento de recompensasNome completo, agência e conta bancárias, banco, CNPJ.
Envio de informativos e marketingNome, nº de telefone e e-mail.

A Aze ainda poderá entrar em contato com o Promoter para prestar suporte e/ou esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento da Promoter Tool.

4.6. AzeAbastece

O AzeAbastece é um recurso disponível para Motoristas Parceiros que permite que eles saibam quais são os postos parceiros da Aze nos quais podem abastecer com desconto.

Por meio do aplicativo da Aze, o Motorista Parceiro consegue visualizar uma lista de postos de gasolina parceiros, a distância que ele está do posto, o preço do combustível atualizado e os descontos oferecidos, obtendo assim, descontos na compra de combustível. Além disso, é possível que o Motorista Parceiro acesse a função mapa, que mostra de forma mais precisa a localização do posto, do Motorista Parceiro e a distância entre eles.

Para a utilização do AzeAbastece, a Aze poderá tratar os seguintes Dados Pessoais:

Finalidades de TratamentoTipos de Dados Pessoais Tratados
Fornecimento do recurso AzeAbasteceDados de geolocalização em tempo real.
Permitir a confirmação de elegibilidade e uso de vouchers descontosVoucher utilizado e dados sobre compras realizadas nos postos de combustível

4.7. Dados Públicos

Podemos coletar informações sobre nossos Usuários que estejam disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas por eles para melhorar e divulgar nossos produtos e serviços prestados.

Sempre que tratamos dados cujo acesso é público, respeitamos a finalidade, a boa-fé e o interesse público que serviu para a disponibilização daqueles dados.

4.8. Outras Atividades de Tratamento Relevantes

Reconhecimento Facial

Para Motoristas Parceiros ou Entregadores Parceiros, a Aze realiza uma análise por reconhecimento facial com o objetivo de validar a segurança e prevenir fraudes, possibilitando a identificação pessoal e autenticação no momento do cadastro.

O processo de reconhecimento facial ocorre nas seguintes etapas:

  1. Revisão do Formato Facial: Utilização de algoritmo para verificar o formato adequado da foto, seguido por uma revisão manual.
  2. Comparação com a CNH: A foto é comparada com a imagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos registros oficiais por meio de um parceiro da Aze.
  3. Verificação no Banco de Dados: A foto é comparada com as imagens do banco de dados de usuários ativos da Aze para identificar registros prévios e avaliar a possibilidade de fraude.

Além do processo inicial, poderá ser solicitado o reconhecimento facial de forma aleatória durante o uso do aplicativo para fins de segurança. Nesse caso, será enviada uma solicitação no aplicativo para fornecer imagens do rosto pela câmera frontal do celular. As imagens são analisadas para validações de segurança, e a identidade é confirmada para garantir a continuidade do uso da conta e dos serviços da Aze.

As imagens obtidas são utilizadas exclusivamente para confirmar a identidade, prevenir fraudes e garantir a segurança. Não serão usadas para fins comerciais ou publicitários. Os dados resultantes desse processo são armazenados em servidores seguros, em conformidade com esta Política.

Detecção Facial

A Aze pode solicitar que o Passageiro ou Cliente Entrega envie uma foto do rosto para validar a identidade em situações específicas como medida de segurança.

Por exemplo, se for detectado um uso incomum do aplicativo, o usuário pode receber uma notificação solicitando o envio de uma foto do rosto para verificação. Isso permite à Aze verificar a legitimidade da conta e manter a continuidade dos serviços.

Em casos de problemas na verificação, a Aze pode interromper temporária ou permanentemente o uso da conta, do aplicativo ou dos serviços.

As imagens coletadas na detecção facial são armazenadas e podem ser utilizadas como padrão biométrico em casos de bloqueio de um Passageiro ou Cliente Entrega que tente se cadastrar novamente após irregularidades. A comparação biométrica visa identificar se a pessoa bloqueada anteriormente tenta utilizar a plataforma novamente, impedindo tal tentativa.

Portanto, se houver a necessidade de realizar a verificação por foto mais de uma vez, a imagem registrada na detecção facial de um Passageiro e/ou Cliente Entrega será comparada biometricamente com a foto do rosto dos usuários que já foram bloqueados por infringir os Termos de Uso da Aze. Se for identificado que se trata de uma pessoa bloqueada anteriormente, que tenta utilizar a plataforma novamente, a Aze impedirá que essa pessoa prossiga com a solicitação.

Chamando corridas por WhatsApp

Passageiros têm a opção de chamar corridas usando o aplicativo WhatsApp. Essa funcionalidade permite que o Passageiro entre em contato com um bot desenvolvido pela Aze e solicite uma corrida na modalidade AzePopular sem a necessidade de ter o aplicativo da Aze baixado em seu dispositivo. Basta estar cadastrado na plataforma.

Para usar essa funcionalidade, é necessário ter o aplicativo WhatsApp baixado no dispositivo. O Passageiro deve enviar uma mensagem privada para a conta corporativa da Aze no WhatsApp. Ao chamar a corrida, um chat no WhatsApp será aberto por meio do Chatbot.

Se o Passageiro tentar chamar uma corrida sem ter cadastro com a Aze, será direcionado a uma página externa e segura da Aze, onde fornecerá as informações necessárias para o cadastro. Por questões de segurança, essas informações não devem ser compartilhadas com o Chatbot pelo WhatsApp, apenas na página da Aze.

A Aze utiliza a plataforma comercial do WhatsApp, mas não compartilha informações coletadas diretamente do WhatsApp.

Observação Importante: Quando o Passageiro utiliza o WhatsApp para essa finalidade, o WhatsApp Inc. coleta as informações sobre o usuário de forma independente. Isso significa que o uso do WhatsApp está sujeito aos termos de uso, política de privacidade e outros documentos que regem a relação com o WhatsApp. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do WhatsApp e demais documentos aplicáveis.

4.9. Segurança

A segurança dos usuários é uma prioridade para a Aze, e, por isso, foi criado um portal de segurança para apresentar todos os recursos desenvolvidos para garantir essa segurança.

A Aze disponibiliza diversos recursos importantes para a segurança dos usuários, e você pode conferir alguns desses recursos logo abaixo:

A Aze implementou diversos mecanismos de validação de segurança para Passageiros e Motoristas Parceiros, proporcionando informações relevantes que ajudam na identificação correta e permitem avaliar se desejam prosseguir com a solicitação.

(1) Informações para Passageiros:

(2) Informações para Motoristas Parceiros:

Validações de Passageiros:
Os Passageiros podem, proativamente, optar por passar por validações de segurança para verificar seus perfis, contribuindo para a melhoria da segurança na plataforma:

(1) Validação de CPF e Cartão:

(2) Validação de Nome:

(3) Validação da Foto de Perfil:

Essas medidas visam garantir a segurança e a integridade dos usuários na plataforma da Aze.

5. BASES LEGAIS PARA O TRATAMENTO

A base legal utilizada para a coleta e tratamento de dados depende dos Dados Pessoais e do contexto em que são tratados.

As bases mais utilizadas são execução de contrato, cumprimento de obrigação legal ou regulatória, exercício regular de direitos, prevenção à fraude, legítimo interesse e consentimento.

6. TÉRMINO DO TRATAMENTO DE DADOS

Para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, a Aze faz uma análise técnica considerando a sua natureza, necessidade de coleta, a finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.

Assim, os Dados Pessoais são retidos exclusivamente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de obrigações legais, regulatórias ou contratuais, exercício regular de direitos em processo administrativo, judicial ou arbitral, entre outras permitidas pela LGPD.

Se preferir, Você poderá pedir a eliminação dos seus dados. Para saber como deletar a conta ou controlar as permissões que autoriza para Aze, veja a seção “Seus Direitos e Responsabilidades” dessa Política.

Mesmo nos casos de solicitações de eliminação dos Dados Pessoais, a Aze poderá manter algumas informações para cumprir com suas obrigações legais ou exercer o seu direito de se defender em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, mas só faremos isso nos termos da lei.

7. COM QUEM OS DADOS PESSOAIS PODEM SER COMPARTILHADOS

Para fornecer os serviços e desenvolver as atividades, a Aze poderá operar em parceria com uma série de outras organizações. Assim, em certos casos, é necessário compartilhar Dados Pessoais que são confiados com alguns parceiros e fornecedores, bem como com autoridades públicas para cumprir exigências legais, conforme indicado abaixo:

(i) Empresas do grupo Meta X1 / Aze: Os Dados Pessoais dos usuários podem ser compartilhados entre as áreas de negócios e demais empresas do Grupo Aze para desenvolver novos produtos e serviços, melhorar a experiência do usuário, realizar análises de dados, atender a outros interesses legítimos, entre outras finalidades. Os dados podem ser compartilhados ainda com a Aze Pay para viabilizar a prestação dos serviços ao usuário, tal como para a abertura da Conta Aze e emissão do Cartão Aze, conforme aplicável, cumprir com algumas normas, como, por exemplo, para Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (KYC) e outros crimes financeiros. Para mais informações, acesse a Política de Privacidade da Aze Pay.

(ii) Fornecedores e parceiros: Para viabilizar a operação e oferecer os serviços, a Aze conta com o apoio de fornecedores e parceiros terceiros. E, quando necessário à prestação do serviço, a Aze pode compartilhar os Dados Pessoais coletados com tais parceiros como, por exemplo, aqueles que prestam serviços de prevenção à fraude, atendimento ao usuário, entre outros. A título de exemplo, poderão ser compartilhados dados com os seguintes terceiros:

– Bancos: poderemos compartilhar dados de cadastro, avaliação e ganhos dos Motoristas Parceiros com bancos para análise de risco de crédito e oferecimento, por eles, de seus produtos financeiros.

– Locadoras: poderemos compartilhar os dados de cadastro, avaliação e ganhos dos Motoristas Parceiros com locadoras, para oferecimento de benefícios a estes parceiros.

Sempre que o compartilhamento for necessário, a Aze irá avaliar cuidadosamente os parceiros e fornecedores, bem como buscará firmar obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais com o objetivo de minimizar riscos à proteção de Dados.

(iii) Autoridades policiais e governamentais: A Aze cumpre a lei. Então, sempre que houver alguma obrigação legal ou regulatória, solicitação de autoridades (policiais, judiciais ou administrativas) ou situação excepcional grave que determine o fornecimento de Dados Pessoais a alguma autoridade, a Aze irá analisar o pedido e, a depender do caso, poderá fornecer os Dados solicitados para a autoridade competente.

Nós sempre defenderemos o direito à privacidade e à proteção dos Dados Pessoais dos nossos Usuários quando entendermos que determinada ordem é abusiva ou excessiva.

8. COOKIES

A Aze utiliza cookies necessários e analíticos que podem coletar informações automaticamente, tais como dados de navegação (IP, data, hora de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, duração de acesso e páginas acessadas) e dados sobre o dispositivo de acesso (modelo, fabricante, sistema operacional, tipo de navegador e tipo de velocidade de conexão).

O visitante da página do website pode gerenciar ou desabilitar os cookies nas configurações do navegador, com exceção dos cookies estritamente necessários para que os serviços funcionem direito. Caso todos os cookies sejam desabilitados, é possível que não consiga acessar todas as funcionalidades oferecidas pelo site.

9. TRANSFERÊNCIAS DE DADOS PESSOAIS PARA FORA DO BRASIL

A Aze tem abrangência global e, por isso, é possível que haja compartilhamento de dados pessoais com outras empresas do grupo societário localizadas fora do Brasil, nos Estados Unidos e China. Essas transferências podem ocorrer por razões de gestão interna, como, por exemplo, informações que podem auxiliar no aprimoramento das plataformas da Aze.

É possível que também haja transferência para parceiros e fornecedores localizados no exterior.

Nas situações de transferência internacional, seja para terceiros ou empresas do grupo, são observados os mecanismos de Transferência previstos na LGPD, bem como padrões rigorosos de privacidade e proteção de Dados Pessoais, para garantir que as organizações estejam em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis.

10. COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS

A segurança dos Dados Pessoais e a preservação da privacidade dos usuários são prioridades e, por isso, a Aze emprega os melhores esforços para cuidar dos Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política.

Para garantir a privacidade e proteger os Dados Pessoais, nós empregamos recursos tecnológicos avançados e diversas medidas como, por exemplo, rigorosos controles de acesso a sistemas e ambientes de tratamento de Dados, técnicas de criptografia e instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de Dados (incluindo firewalls), entre outros controles de segurança da informação.

Além dos esforços dedicados pela Aze para proteger os Dados Pessoais, é importante que o usuário também adote algumas medidas para manter um ambiente de maior segurança, como (i) manter os dados sempre atualizados; (ii) acessar o aplicativo a partir de redes confiáveis; (iii) não confiar em e-mails estranhos; (iv) não acessar sites suspeitos; (v) manter mecanismos de proteção ativos e atualizados, como antivírus e anti malware; (vi) não instalar aplicativos ou programas de fontes estranhas ou ilegais; e (vii) não acessar “conteúdo promocional” proveniente de fontes desconhecidas.

11. SEUS DIREITOS E RESPONSABILIDADES

A lei brasileira garante aos titulares uma série de direitos relacionados aos Dados Pessoais e, para solicitar o exercício de qualquer um desses direitos garantidos, basta acessar os canais específicos de gestão de preferência e exercício de direitos dentro dos aplicativos da Aze:

Acesse “Menu > Configurações > Privacidade”, para configurar as preferências de privacidade ou solicitar acesso aos Dados Pessoais, dentre outras opções.

Através dos canais específicos, é possível exercer os direitos previstos na LGPD, como, por exemplo, (i) confirmação e acesso; (ii) correção; (iii) anonimização, bloqueio ou eliminação; (iv) revogação do consentimento; (v) oposição, entre outros.

Você também pode exercer os direitos aplicáveis previstos na LGPD através do Chat Aze disponível no aplicativo da Aze, acessando “Menu > Central de Ajuda > Aplicativo e Conta > Preferências de Privacidade > Fale conosco”. Lá você também pode acessar o nosso FAQ, com as perguntas mais frequentes sobre Privacidade e outros assuntos relativos à prestação de serviços pela Aze.

Além disso, Você se responsabiliza pelos Dados Pessoais e demais dados fornecidos para a gente, sempre fornecendo dados verdadeiros e exatos, e mantendo-os sempre atualizados.

Para garantir a segurança, a privacidade e impedir fraudes, sempre que for apresentada uma requisição de exercício de direitos, a Aze poderá solicitar algumas informações e documentos complementares para comprovar a identidade do solicitante.

Em alguns casos, a Aze pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos.

Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Aze está comprometida com o atendimento desses direitos e se empenha para responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

12. COMO FALAR COM A AZE SOBRE OS DADOS PESSOAIS

Para falar com o Encarregado (DPO) da Aze, esclarecer dúvidas, deixar comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, bem como aos Dados Pessoais tratados e à forma de tratamento, entre em contato com a Aze através do Chat ao vivo disponível no aplicativo da Aze acessando “Menu > Central de Ajuda > Aplicativo e Conta > Preferências de Privacidade > Fale conosco”.

Lá você também conseguirá encontrar as respostas às dúvidas mais frequentes relacionadas ao Tratamento de Dados pela Aze.

13. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Aze está sempre buscando melhorar os serviços prestados e a forma como opera, e por isso esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas.